terça-feira, 26 de junho de 2012

Oratória: técnicas para falar e ser ouvido.

Apresentar-se em público muitas vezes é motivo de pânico para a maioria das pessoas, seja no trabalho, escola ou outras ocasiões a pratica de expor determinado tema, emitir opiniões e persuadir certo público é uma tarefa difícil, mas não impossível quando utilizada a oratória, a qual tem diversas técnicas que facilitam a comunicação de um discurso.
A oratória é uma habilidade muito valorizada durante a história pela capacidade que bons oradores, como Martin Luther King Jr. e Adolf Hitler, possuem para cativar as pessoas. Hoje, por sua importância, estas técnicas podem facilitar o cotidiano de profissionais e estudantes em diferentes situações nas quais falar – e, principalmente, ser ouvido – é vital.

Logo, as dicas a seguir procuram resumir parte do material contido em livros e sites especializados e baseia-se na opinião de palestrantes experientes para ajudar na sua preparação e apresentação.

I – Preparação: em apresentações previamente agendadas este momento é crucial para o sucesso na comunicação do tema, por isso, atenção ao seu estado emocional, habilidade oral, conhecimento sobre o tema, material expositivo e recursos multimídia.
  1. Estado emocional: o nervosismo é esperado nestas situações, então perceba isto como algo normal. Controle-se e seja positivo, pois a preparação, e se possível o ensaio,  é justamente para lhe garantir segurança na apresentação.
  2. Habilidade oral: treinar o seu discurso é bastante válido para perceber erros gramaticais, conjugações verbais, concordância, coesão e coerência textual, mas não se prenda a ele já que o improviso é inevitável. Observe ainda a sua dicção, a pronúncia de palavras terminadas em “r” e “s”, evite expressões como “né” e “hã” para preencher as pausas e outros vícios de linguagem e gírias.
  3. Conhecimento sobre o tema: não é preciso ressaltar que o domínio sobre o tema exposto é fundamental para dar segurança ao interlocutor, por isso, a pesquisa deve ser abrangente o suficiente para que você possa reconhecer os pontos fracos. Porém, mantenha o foco, pois conteúdo em demasia é tão ruim quanto uma apresentação superficial.
  4. Material de apoio: deve ser um guia para a apresentação, sem excesso de textos, imagem e/ou vídeos, coloque o indispensável para que o conteúdo apresentado não seja apenas um acessório. Lembre-se que este serve para apoiar sua exposição ele não deve sobressair ao teor exposto (na maioria das vezes), então atenção redobrada para que ele seja impecável gramaticamente e visualmente limpo e agradável.
  5. Recursos multimídia: é comum a tecnologia apresentar falhas,para reduzi-las os projetores de imagem e equipamentos de áudio devem passar por uma vistoria prévia, para facilitar seu desempenho durante a apresentação, procure familiarizar-se  com os recursos disponíveis e levar cópias de segurança do material de apoio em outros formatos de arquivo.

II – Apresentação: na chamada hora da verdade tudo o que foi preparado deve estar impecável para que o conteúdo a ser exposto seja recebido e compreendido pelos expectadores através da habilidade oral e da interação com o público.
  1. Habilidade oral: já atento às “pegadinhas” semânticas e gramaticais e controlado o nervosismo, concentre-se na clareza e projeção da voz para que todos ouçam e compreendam o que será dito. Busque um ritmo de fala adequado, nem muito rápido nem devagar demais.
  2. Interação com o público: na apresentação o foco é o público, logo para passar sua apresentação do melhor modo possível procure conhecer o perfil das pessoas, adapte sua linguagem para se compreendido por todos e seja simpático desde antes de apresentar-se, lembre-se que ser simpático “quebra o gelo” inicial, mas evite fazer piadas ou “pegadinhas” já que o riso do público não é o seu objetivo. Atenção especial quanto aos questionamentos, instigue o debate, procure sempre observar o tema segundo a perspectiva do questionador antes de formular a resposta, caso surja alguma informação que você desconhece reconheça isso e diga que irá procurar sobre esta questão e acrescentará ao seu material, se pertinente. Procure ser gentil e acessível neste momento para não passar a desagradável imagem de “sabe-tudo”.

 Atualmente, os recursos de multimídia apresentam tantas opções e são cada vez mais sofisticados que para muitos acaba por substituir a expressão oral; mas falar torna o conteúdo próprio do orador dando maior credibilidade ao que foi dito e garantindo a compreensão dos ouvintes. A oratória só pode ser aprimorada com a prática, então não tema, siga nossas dicas e fale!



Texto: Karime Monteiro (É Negócio Pará)

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