quarta-feira, 18 de abril de 2012

Acidente de Trabalho, conheça os riscos e dicas de como evitar. Tétano em foco


Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Qualquer pessoa pode sofrer qualquer tipo de acidente no trabalho, porém existem alguns acidentes que podem ter seus efeitos amenizados ou até mesmo evitados.

Acidentes de trabalho podem não só causar machucados, como também podem ocasionar inúmeras doenças como o tétano.

Por falar em tétano, você já deve ter escutado alguém dizer que se você pisar ou se furar num prego enferrujado pode pegar tétano não é mesmo? Pois bem, que falou tem toda a razão, por que o tétano é uma doença causada por uma bactéria que entra no nosso corpo através de ferimentos causados por objetos metálicos como ferro (enferrujado ou não) cobre aço, entre outros materiais como vidros, madeira e até plásticos.

Os principais sintomas que o tétano apresenta, podem ser confundidos com sintomas de outras doenças, por isso fique atento quando sentir rigidez na nuca e na face, isso pode evoluir para dores e contrações fortíssimas nas costas, passando para o abdome e para o peito, agravando-se para insuficiência respiratória. Essas crises de contração muscular podem ser desencadeadas por estímulos luminosos e/ou sonoros. - Isso mesmo, a luz e o som podem causar essas fortes contrações se você estiver com tétano! A dificuldade para se alimenta é progressiva, já que os músculos responsáveis pela alimentação são os últimos a serem atingidos!

Mas o que se pode fazer para prevenir o tétano? É simples!

Existem duas medidas de prevenção. A primeira é utilizar os EPI’s, como luvas, botas, capacetes, coletes entre outros no trabalho e principalmente tomar cuidado com os objetos que você manuseia como facas, latas, pregos, cacos de vidros entre outros nas suas atividades de vida diária.

A segunda medida de prevenção é a vacinação. Com esta, caso você tome todos os cuidados e mesmo assim se acidente você diminuirá e muito as chances de desenvolver a doença, ou seja, mesmo que você se corte ou se fure e o objeto responsável pela lesão contenha as bactérias, a vacina vai combater de imediato o microrganismo responsável evitando assim que ele cresça e comece a desenvolver os sintomas.

Algumas dicas importantes:

·         Vacinar é sempre uma atitude correta, não só para o tétano, mas também para outras doenças que podem acometer o trabalhador.

·         A vacina está disponível a qualquer cidadão em qualquer posto de saúde, basta levar o seu cartão de vacina (se tiver) e qualquer documento de identificação, caso não tenha o cartão, leve apenas a identidade.

·         Usar equipamentos de segurança sempre! Eles foram desenvolvidos por especialistas justamente para evitar possíveis acidentes que possam prejudicar a sua saúde.

·         Cuidado com objetos utilizados para estética de unha e cabelo, como tesouras, alicates, espátulas entre outros que possam perfurar a pele, pois estes se guardados por muito tempo, podem conter a bactéria causadora do tétano.

·         Mesmo que você esteja vacinado e se acidente com algum material que cause lesão na pele, ao apresentar algum dos sintomas, sem nenhuma sombra de duvida, procure a equipe de saúde com urgência, pois esta estará pronta pra lhe atender!

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do post? Comente, de sugestões, nosso papel é ajudá-lo a fechar o melhor negócio.