terça-feira, 10 de abril de 2012

Relações Internacionais. Do que se trata e qual a visão do curso na região norte


Primeira matéria feita por um dos nossos seguidores do Twitter  e agora colaborador João Neto, futuro profissional de Relações Internacionais. João nos fala sobre a visão do mercado Paraense relacionado a sua formação e nos mostra quais funções e do que se trata seu curso.

O profissional de relações internacionais se encontra num campo de trabalho que já está bem consolidado em países desenvolvidos, mas, no Brasil, a carreira ainda dá os seus primeiros passos. Agora pensem especificamente na região Norte, percebemos logo que não se tem uma visibilidade das empresas tanto do ramo público como privado para com esses profissionais. Na região Norte do Brasil existem poucas universidades com o curso de RI: duas instituições particulares e uma pública. No Pará só a Universidade da Amazônia possui este curso, que foi considerado pelo MEC como um curso nota 5 (nota máxima).
Para alguns especialistas da área, junto com a formação dos blocos econômicos e, consequentemente, o estreitamento das relações político-econômicas dos países, surge à necessidade de empresas, órgãos governamentais e entidades em geral terem profissionais gabaritados para trabalhar como um elo entre as instituições e o mundo.

O profissional de Relações Internacionais pode trabalhar na área de:

·         Agências governamentais

Planejar ações dos governos federal, estadual ou municipal nos setores político, econômico, comercial, social e cultural.
·         Analista internacional

Coletar dados e elaborar relatórios sobre a conjuntura internacional para mostrar as possibilidades de negócios, investigar os mercados mais promissores e aconselhar os investimentos de órgãos governamentais, empresas privadas e ONGs no exterior. Participar da elaboração de programas de cooperação com outras nações.
·         Comércio exterior

Identificar oportunidades de comércio com outros países e intermediar a importação e a exportação de produtos. Amparado também pelo conhecimento da legislação internacional, estudado na disciplina de Direito Internacional (público e privado).
·         Relações Diplomáticas

Podendo trabalhar nas embaixadas brasileiras, conduzindo relações diplomáticas entre o Brasil e cada território onde reside a embaixada, e defendendo os direitos dos brasileiros que recorrem às embaixadas para a resolução de algum problema internacional.

Autor: João Neto, profissional de Relações Internacionais
Twitter: @nevesnetoh

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do post? Comente, de sugestões, nosso papel é ajudá-lo a fechar o melhor negócio.