Para isso, além do bom
senso, algumas técnicas do marketing pessoal podem auxiliar o profissional a
ser notado no ambiente de trabalho por suas qualidades, habilidades e
competências, a partir do seu comportamento na rede.
Primeiro é importante
esclarecer o conceito de marketing pessoal como a utilização do marketing em
prol da própria carreira, fazendo com que seus pensamentos e atitudes, sua
apresentação e comunicação, trabalhem a ser favor no ambiente profissional.
Para o consultor Max
Gehringher, o marketing pessoal deve trabalhar as potencialidades e limitações
com o exercício de alguns aspectos, como:
1) A liderança, quando se utiliza a habilidade de
influenciar pessoas em prol do objetivo da equipe. No meio virtual, pode-se
utilizar a liderança para promover campanhas com um objetivo válido e que
realmente alcance resultados.
2) O gerenciamento de conflitos, ao solucionar as desavenças
sempre com o diálogo, buscando entender as razões do outro e estar disposto a
fazer concessões.
3) A integridade, ao não aproveitar-se de situações
delicadas no ambiente de trabalho para prejudicar o outro e sim mostrar apoio e
sugerir soluções.
Além de muitas outras dicas
apresentadas durante a série de reportagens “Emprego de A a Z” do Fantástico. Estas
três, porém, podem ser utilizadas no ambiente virtual, onde muitos acreditam
que não há regras ou necessidade de se portar com educação.
Pequenas atitudes nas redes
sociais como não utilizar palavrões, evitar erros de português, evitar fotos
com poucas roupas ou ingerindo bebida alcoólica, não expor suas opiniões sobre
colegas ou a empresa, evitar repassar correntes e selecionar as comunidades que
participa podem preservar sua imagem no ambiente de trabalho e ou ainda contar
em alguns processos de seleção.
Segundo a especialista em
Recrutamento e Seleção Ana Cássia Caberlon, tal comportamento diz muito a favor
do profissional, que ao evitar falar sobre a empresa ou o ambiente de trabalho
evita fofocas e/ou o rótulo de “puxa-saco”, já as comunidades de títulos
duvidosos como “odeio segunda-feira” ou “eu vivo atrasado” causam má impressão
e tornam-se motivos de piadas entre colegas.
Logo, as principais dicas
para usar as redes sociais como ferramenta de marketing pessoal é não responder
a provocações com mau humor ou participar da “zoação” coletiva contra alguém do
trabalho e utilizar essas ferramentas para manter-se atualizado ao participar
de blogs especializados e fóruns de debate, seguir personalidades que tenham
haver com o seu meio profissional ou trabalhem a favor de causas sociais.
É importante lembrar que nas
redes sociais buscar se expressar com autenticidade é o melhor cartão de
visitas, porém tomar precauções quanto ao conteúdo publicado nas páginas
pessoais minimizam as consequências que alguns excessos ou, geralmente, a má
interpretação leva a vida pessoal e profissional do usuário.
Você está esperando o quê? Atualize sua página com essas dicas, compartilhe essa idéia!
Texto: Karime Monteiro (É Negócio Pará)
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou do post? Comente, de sugestões, nosso papel é ajudá-lo a fechar o melhor negócio.