segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Marketing Pessoal nas Redes Sociais

As redes sociais possuem cada vez maior influência no cotidiano das pessoas, tornaram-se verdadeiros diários pessoais que ao mesmo tempo são vitrines para um público incalculável e desconhecido de usuários; o que requer responsabilidade quanto ao conteúdo postado para não prejudicar sua vida pessoal e profissional.
Para isso, além do bom senso, algumas técnicas do marketing pessoal podem auxiliar o profissional a ser notado no ambiente de trabalho por suas qualidades, habilidades e competências, a partir do seu comportamento na rede.


Primeiro é importante esclarecer o conceito de marketing pessoal como a utilização do marketing em prol da própria carreira, fazendo com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a ser favor no ambiente profissional.
Para o consultor Max Gehringher, o marketing pessoal deve trabalhar as potencialidades e limitações com o exercício de alguns aspectos, como:
1)    A liderança, quando se utiliza a habilidade de influenciar pessoas em prol do objetivo da equipe. No meio virtual, pode-se utilizar a liderança para promover campanhas com um objetivo válido e que realmente alcance resultados.
2)    O gerenciamento de conflitos, ao solucionar as desavenças sempre com o diálogo, buscando entender as razões do outro e estar disposto a fazer concessões.
3)    A integridade, ao não aproveitar-se de situações delicadas no ambiente de trabalho para prejudicar o outro e sim mostrar apoio e sugerir soluções.

Além de muitas outras dicas apresentadas durante a série de reportagens “Emprego de A a Z” do Fantástico. Estas três, porém, podem ser utilizadas no ambiente virtual, onde muitos acreditam que não há regras ou necessidade de se portar com educação.

Pequenas atitudes nas redes sociais como não utilizar palavrões, evitar erros de português, evitar fotos com poucas roupas ou ingerindo bebida alcoólica, não expor suas opiniões sobre colegas ou a empresa, evitar repassar correntes e selecionar as comunidades que participa podem preservar sua imagem no ambiente de trabalho e ou ainda contar em alguns processos de seleção.

Segundo a especialista em Recrutamento e Seleção Ana Cássia Caberlon, tal comportamento diz muito a favor do profissional, que ao evitar falar sobre a empresa ou o ambiente de trabalho evita fofocas e/ou o rótulo de “puxa-saco”, já as comunidades de títulos duvidosos como “odeio segunda-feira” ou “eu vivo atrasado” causam má impressão e tornam-se motivos de piadas entre colegas.



Logo, as principais dicas para usar as redes sociais como ferramenta de marketing pessoal é não responder a provocações com mau humor ou participar da “zoação” coletiva contra alguém do trabalho e utilizar essas ferramentas para manter-se atualizado ao participar de blogs especializados e fóruns de debate, seguir personalidades que tenham haver com o seu meio profissional ou trabalhem a favor de causas sociais.

É importante lembrar que nas redes sociais buscar se expressar com autenticidade é o melhor cartão de visitas, porém tomar precauções quanto ao conteúdo publicado nas páginas pessoais minimizam as consequências que alguns excessos ou, geralmente, a má interpretação leva a vida pessoal e profissional do usuário.

Você está esperando o quê? Atualize sua página com essas dicas, compartilhe essa idéia!

Texto: Karime Monteiro (É Negócio Pará)

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