sábado, 3 de março de 2012

“Encantamento Político”


As eleições municipais já têm datas marcadas, o STE (Supremo Tribunal Eleitoral) divulgou as datas do 1° e 2° turno para eleger o seu prefeito, vice-prefeito e vereadores, serão dia 07 (1° turno) e 28 (2° turno) de Outubro. Diante disso os candidatos já estão se preparando para montar suas estratégias e definir seus planos de propostas. Considerando que a política seja um negócio (e é de fato), como os políticos alcançarão e conquistarão seus eleitores (“clientes / consumidores”)? Existe técnica para isso?
Você sabia que talvez possa ser influenciado? Então é bom ficar bem informado.

  Uma das ferramentas mais utilizadas é a Espetacularização, uma forma de dominação, manipulação e sedução do Político aos eleitores passivos (manipuláveis). É feita a partir da “teatralização” da política e da criação de uma imagem que reproduza as características que o candidato quer apresentar ao eleitor, transformando-o basicamente em um produto e o eleitor em consumidor. Essa espetacularização é difundida a partir das inovações no campo político como: sondagens de opiniões,  influência na televisão, difusões de idéias em redes sociais, organização racional e profissional das campanhas com o uso da publicidade. Esses meios têm como objetivo distrair, cativar e divertir o eleitor menos motivado, transformando o que seria uma comunicação informativa para a criação de opiniões em uma forma de entretenimento.



            No entanto essa teoria é arriscada, pois parte do pressuposto que todos os cidadãos são manipuláveis, generalizando e igualando os comportamentos, esquecendo que existem eleitores com outros padrões, o que no marketing é definido como público-alvo. Além do mais, Rodrigo Mendes Ribeiro afirma que existem varias razões para se negar a concepção da espetacularização, como o exagerado poder atribuído ao estrategista; a desvalorização da política, que se apresenta sem conteúdo, não sobrevivendo dessa forma; predominância da imagem do candidato frente ao conteúdo ideológico e propostas; negatividade de fazer com que os políticos representem papéis  como no teatro;  suposição que todos os cidadãos sejam passivos e alienados, achando que por controlarem um saber técnico e do funcionamento do espetáculo (campanha) possam dominar a sociedade.
Por essas e outras,  fique antenado com tudo e todos, pois seu voto é muito importante, voto consciente É Negócio.
Autor: É Negócio Pará

Twitter É Negócio Pará

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