sábado, 3 de março de 2012

Viver de fotografia É Negócio ?

É Negócio Fotografar?

Na sessão Reportagens e Entrevistas Suelen Geber, profissional de comunicação social (Multimídia), fotógrafa e sócia da S3A Fotografia da umas dicas, fala sobre curiosidades e comenta sobre o mercado e os diferenciais que são importantes para se ingressar no mercado da Fotografia e obter sucesso.

É Negócio Pará entrevista Suelen Geber

Nome: Suelen Geber
Idade: 27 anos
Profissão: Fotógrafa e Editora de Imagem
Formação: Comunicação Social - Multimídia
Cidade natal: Belém
Uma frase marcante, inspiradora: Fazer o que você gosta é liberdade. Gostar do que se faz é felicidade!
Facebook: Suelen Geber
Twitter: @suegeber

É Negócio Pará: Ola Suelen, como surgiu esse interesse em fotografar?
Suelen: O interesse surgiu tem uns cinco anos, quando comecei mesmo a notar que as minhas fotos já não eram, mas tão comuns assim. Já tinha arte nelas. Então resolvi explorar e estudar isso.

É Negócio Pará: Como profissional de multimídia e fotografa o que você acha do Flickr (site da web de hospedagem e partilha de imagens fotográficas) como ferramenta de divulgação e ferramenta de trabalho?
Foi no Flickr que comecei a expor minhas imagens. É uma excelente alavanca para quem está começando. Através do Flickr, consegui fazer minha primeira exposição internacional.

É Negócio Pará: Tens preferência por maquina digital ou analógica? Existem grandes diferenças?
Suelen: As diferenças existem sim. A câmera analógica te proporciona uma maior nitidez e o filme, quando revelado corretamente, tem maior durabilidade. Mas eu prefiro a era digital, onde tudo é mais fácil e rápido.

É Negócio Pará: Como é para se trabalhar nesse mercado? Muito competitivo?
Suelen: Atualmente, em grande parte das profissões, enfrentamos um problema sério. No caso da fotografia, algumas pessoas estão “roubando a cena” dos profissionais da imagem só porque acabaram de comprar uma câmera e um flash e acham que sabem fotografar. Ser fotógrafo requer estudo também e muitos não fazem isso.
É Negócio Pará: Suelen, o que a empresa S3A Fotografia, na qual você é sócia, oferece como diferencial para seus clientes?
Suelen: Oferecemos calor humano, oferecemos transparência e amizade. No casamento não é só a profissional Suelen que estará lá e sim a Suelen sua amiga que vai se divertir e curtir junto com todos a sua festa. No final, entregamos um trabalho lindo e cheio de sentimentos.

É Negócio Pará: A fotografia é um ato muito parecido como o de falar e andar, é uma linguagem magnífica, como diz o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”, é do seu conhecimento algum incentivo do governo em relação a essa arte? Como eventos, feiras, exposições, algo desse tipo?
Suelen: Do governo, por livre vontade isso não tem. Mas algumas pessoas tem conseguido ajudas governamentais para fazer suas exposições.

É Negócio Pará: Já participou de alguma exposição ou projeto?
Suelen: Já fiz parte de várias exposições (inclusive internacional - Itália) e projetos sim. Curadoria e aulas sobre fotografia e edição de imagem também já foram ministradas por mim.

É Negócio Pará: Existe algum cadastro de reserva ou oportunidade de estágio ou ate mesmo emprego no momento na S3A fotografia? Diga para nossos leitores como deve ser feito para concorrer a uma oportunidade?
Suelen: Já recebemos sim vários pedidos para estágio ou freela. Estágio ainda não podemos oferecer, mas os freela sempre são bem vindos. Recebemos os currículos e postifólios mesmo por email (contato@s3afotografia.com.br) e sempre que precisamos convidamos a pessoa a participar do evento com a gente. Claro, remunerando a pessoa de acordo com cada evento que estamos contratados.


Ensaio Familiar - S3A Fotografia

É Negócio Pará: Uma dica, o que você recomenda pra quem quer começar a carreira de fotografo?
Suelen: Estude. Dedique-se. Busque conhecimento em Belém e fora, pois muita coisa não vem pra nossa terra e precisamos sempre buscar conhecimento. E não compre uma câmera achando que ela vai montar a foto pra você. Por isso reforço, estude e busque conhecimento. Eles que vão te tornar um excelente profissional.

É Negócio Pará: Suelen, para finalizar, É Negócio fotografar no Pará?
Suelen: É negócio sim! Invista que tem mercado pra todos!
Obrigada a equipe pela oportunidade.

É Negócio Pará: Muito obrigado Suelen, o É Negócio Pará deseja a você bons negócios e prosperidade nos clicks.

Contatos:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do post? Comente, de sugestões, nosso papel é ajudá-lo a fechar o melhor negócio.